A parceria com o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL-SP) possibilitará, até dezembro de 2024, a expansão de ações para a conservação dos recursos hídricos do Sistema Cantareira para mais 160 hectares da região. Com patrocínio da ARSESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo, o Programa Refloresta SP visa implantar 100 hectares de manejo de pastagem ecológica, 50 hectares de florestas multifuncionais e 10 hectares de restauração ecológica na Área de Proteção Ambiental (APA) Sistema Cantareira, da qual são integrantes os municípios de Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia e Joanópolis.
O projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas, atua na região do Sistema Cantareira desde 2011 com restauração ecológica, implantação e manejo de pastagens ecológicas, sistemas silvipastoris, sistemas agroflorestais, fruticultura e silvicultura de espécies nativas da Mata Atlântica. Através das Soluções Baseadas na natureza o objetivo do projeto é gerar impactos socioambientais positivos através de sistemas agrícolas sustentáveis integrados com o meio ambiente, que fortaleçam as comunidades locais e contribuam para a resiliência do Sistema Cantareira e da comunidade residente no território.
O termo de Referência visa a contratação de quatro (04) assistentes de campo.Atividades a serem desenvolvidas:
- Implementação e Manejo: Preparo do solo, plantio de árvores, manutenção de pastagens e florestas, e monitoramento do crescimento e saúde das plantas.
- Infraestrutura e Conservação: Construção e manutenção de cercas, instalação de infraestrutura e práticas de conservação.
As inscrições vão até as 23h59 do dia 30/08/2023.