Em fevereiro,  junto com o retorno das aulas, foi iniciada também a preparação nas comunidades das “Escolas Climáticas”. A primeira atividade, realizada em 01/02/2022, contou com a aplicação da metodologia internacional Mural do Clima para sensibilizar professores da Escola Estadual Professora Clélia de Barros Leite da Silva, localizada no município de Nazaré Paulista. 

Ao todo serão 6 unidades educacionais beneficiadas gratuitamente pelas “Escolas Climáticas”, e mais de 1.000 estudantes beneficiados com a ação de educação ambiental do Projeto Semeando Água, iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – com patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal e do IAMAR (Instituto Alair Martins).

Por dentro das Escolas Climáticas

Atividade com crianças de escola pública de Paulínia/SP, município que recebe água do Sistema Cantareira

Após a etapa de sensibilização de educadores para o tema, As “Escolas Climáticas*” serão orientadas a constituir os seus coletivos envolvendo alunos, professores, pais, gestores, funcionários e voluntários. Estes grupos receberão apoio técnico e os insumos necessários para diagnosticar as necessidades, planejar e implementar ações de impacto para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas – considerando a realidade local e a capacidade de realização das frentes que serão, sobretudo, educativas.

Compostagem; Produção de mudas e plantio de árvores nativas (e monitoramento do crescimento); cisternas para armazenar água da chuva, hortas e canteiros agroflorestais, ponto de coleta seletiva de resíduos sólidos, estão entre os exemplos de equipamentos de educação para a sustentabilidade com potencial de instalação nas escolas climáticas.

*A metodologia definida para as ações com as comunidades escolares tem como base o Manual para Escolas Sustentáveis (MEC, 2013).

“Com esta ação, queremos incentivar toda a comunidade escolar e voluntários a refletirem sobre os desafios das mudanças no clima e também mostrar a importância de ter educação ambiental no dia dia da escola, além de exercícios de protagonismo e de democracia dentro dos coletivos. Precisamos fomentar centros de ensino que sejam referência na relação equilibrada com o meio ambiente, capazes de influenciar pelo exemplo, irradiando práticas de sustentabilidade nas comunidades”, explicou Andrea Pupo, coordenadora de educação ambiental e responsável pelas Escolas Climáticas no Projeto Semeando Água.  

As 6 escolas selecionadas são:

  • Escola Estadual Francisco Derosa – Nazaré Paulista
  • Escola Estadual Profa. Adélia Cristina Borgato Gryzsczenko – Paulínia
  • Escola Estadual Profa. Clélia de Barros Leite da Silva – Nazaré Paulista
  • Escola Estadual Profa. Maria Eloisa Pinheiro Ramos – Nazaré Paulista
  • Escola Estadual Prof. Fábio Hacl Pínola – Nazaré Paulista
  • Escola Estadual Prof. Henrique Miguel Hacl – Nazaré Paulista

 

Live Educação Climática

Para conversar sobre os desafios da educação ambiental e climática no Brasil e conhecer outras experiências bem sucedidas, realizamos no último dia 22/02 no canal de Youtube do IPÊ a Live “Educação Climática: experiências e perspectivas” com a participação de especialistas no assunto e mediação da coordenadora das Escolas Climáticas do Semeando, Andréa Pupo. Confira no link!